O que é ito?

11 março 2007

Pai Natal

Quando me lembro do Pai Natal vem-me sempre à memória que as crianças que acreditam nele vivem felizes, envolvidas numa ilusão, e que têm o seu primeiro desgosto a sério na vida quando descobrem que este, afinal, não é real, mas sim uma invenção.
Acho que nós, adultos, em certos casos, acreditamos em Pais Natais que vão surgindo na vida.
E se calhar acreditamos neles porque nos sentimos confortáveis assim; porque sabemos que não não iremos magoar tanto, num primeiro impacto; porque em algumas alturas, é mais fácil lidar com as situações nesse formato.
Há pessoas que tentam "resolver" dilemas, problemas da sua vida, "Pais Natais" derivados de circunstâncias várias, esperando que eles se resolvam por si...
Das duas, uma: ou acham que esses problemas não são suficientemente graves para se darem ao trabalho de os tentar resolver; ou então, têm demasiado receio de os tentarem resolver.
De qualquer das maneiras, os problemas não vão desaparecer só porque nós os ignoramos. Muito pelo contrário, na maioria das vezes, complicam-se com o passar dos tempos e raramente, se atenuam com a indiferença.
Porque será que as pessoas não tentam resolver os problemas que lhes surgem na vida, o mais rápido possível, antes que as coisas cheguem a pontos sem retorno?! Ganham alguma coisa com isso, por acaso??!